DIRETORIA DE UNID. PEDAGÓGICA DAS CIÊNCIAS EXATAS – DUPCE
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COELHO NETO - MARANHÃO
MEIO AMBIENTE
COELHO NETO (MA)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVOS 5
DESENVOLVIMENTO 6
SUGESTÕES DE ATIVIDADE 7
CULMINÂNCIA 11
AVALIAÇÃO 12
A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócia-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e a produção de uma revista ambiental.
Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, a Escola Municipal ___________ desenvolverá esse projeto “Despertando Uma Consciência Ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias, à comunidade através da confecção da nossa 1ª Revista Ambiental.
OBJETIVOS
ü Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
ü Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
ü Promover ao aluno condições para reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontradas no meio em que vive.
ü Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.
ü Despertar o interesse pela leitura e escrita.
ü Produzir uma Revista Ambiental que demonstre a grandeza de se preservar o meio ambiente e a beleza que a natureza nos oferece em nosso município.
ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
As ações podem ser assim resumidas:
ü Análise da realidade ambiental da comunidade na qual a escola está inserida feita por meio de pesquisas de campo, entrevistas e coletas de dados pelos próprios alunos com moradores do bairro.
ü Um dos problemas que será identificado é em relação aos resíduos sólidos do LIXO. Para trabalhar essa questão, a escola mobilizará várias estratégias, dentre elas envolver os alunos em leituras de bibliografias específicas, promovendo em seguida debates para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos: o que se lê e o que se vê refletido no dia-a-dia nas atitudes de cada cidadão.
Não só a questão do lixo será analisada e modificada, mas também o desperdício dos recursos naturais; água, energia elétrica, papel, vidro e demais materiais recicláveis que hoje têm alternativas de utilização a partir da transformação dos mesmos.
Para desenvolver essas questões, o enfoque dado deverá ser interdisciplinar, percebendo-se o ambiente como um tema transversal que envolve as áreas do conhecimento.
É também proposta da Escola criar situações que possibilitem a criação de uma “Revista Ambiental”.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
MATEMÁTICA
6° e 7° anos
v Utilizando latas de refrigerante, garrafas e embalagens vazias, o professor pode trabalhar:
ü conjuntos
ü Adição e subtração
ü geometria
8° e 9° anos
v Situações-problema envolvendo embalagens de supermercado trabalhando:
ü sistema monetário
ü adição, subtração e multiplicação
ü situações-problema envolvendo preços de produtos de supermercados e gráficos de consumo de refrigerantes.
ü porcentagem
ü Os alunos confeccionam crachás, tipo “Meio Ambiente” e usarem durante o projeto, ajudando na preservação do Meio Ambiente.
PORTUGUÊS
ü Produzir textos, peças teatrais e murais sobre a reciclagem e Meio Ambiente.
ü Os alunos confeccionam crachás, tipo “Meio Ambiente” e usam durante o projeto, ajudando na preservação do Meio Ambiente.
ü Produzir um texto com o tema: “Se eu fosse uma latinha descartável”, contando os caminhos percorridos por ela.
ü “Apresentação de Jornal Falado”: utilizando reportagens de jornais e revistas.
ü Produzir textos poéticos sobre o Meio Ambiente.
CIÊNCIAS
ü Aprender maneiras de acondicionar o lixo, em suas residências.
ü Pesquisar os processos da reciclagem.
ü Assistir a vídeos sobre a preservação da natureza.
ü Pesquisar sobre o tempo de decomposição gasto para cada tipo de material.
ü Conhecer os cuidados que se deve ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo mal-acondicionado.
ü Pesquisar a poluição dos rios da cidade poluída pelas fábricas e lixo jogado pela população. “Apresentação de Jornal Falado”: utilizando reportagens de jornais e revistas
HISTÓRIA
- Pesquisar e debater a relação entre o aumento da população de cada cidade com o acúmulo do lixo.
- Montar maquetes sobre o tema.
- Discutir os problemas criados com aterros sanitários, contaminações e poluição das águas.
- Fazer o relatório.
GEOGRAFIA
- Debater o que fazer para que nossa rua, nosso bairro e município fiquem mais limpos.
- Discutir a responsabilidade da poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios.
ARTE
- Promover uma oficina de reciclagem
RELIGIÃO
- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da preservação desse ambiente para a comunidade.
Organizar um passeio perto da escola, onde certamente há árvores e arbustos. O objetivo pode ser o estudo de plantas, e para isso orientar os alunos para que não se torne um simples passeio.
Sugerimos o seguinte roteiro, mas o professor modificará de acordo com as possibilidades do lugar a ser observado.
6° e 7° anos poderão realizar atividades semelhantes e que depois serão diversificadas:
ü Observar plantas e colher sementes sem depredar a vegetação;
ü Observar as folhas, recolher algumas pelo solo e colher outras diretamente das plantas, sendo orientadas pelo professor como se faz isso, apenas uma ou duas, sem danificar os galhos.
8° e 9° anos poderão ser orientadas para o seguinte:
ü Que tipo de vegetação há nas margens?
ü Observar nas árvores, os troncos, os galhos, flores e frutos.
ü Indagar: serão nativas? Foram plantadas?
ü Observar o solo em que nasceram;
ü Na vizinhança há algum córrego?
Esse passeio trará enriquecimento para a classe, sob todos os aspectos.
Nos seus cadernos, os alunos poderão desenhar plantas, sementes, flores, trechos da paisagem, ou algum pequeno animal encontrado, tirar fotos.
De volta às classes, os alunos de posse do material vão aprofundar suas observações.
6° ano
Examinar as sementes colhidas:
(forma, cor, consistência, tamanho e comparar as várias sementes, notando-lhes as diferenças. O que fazer com as sementes? Alguma criança pode sugerir plantá-las e isso será motivo para o plantio, em latinhas ou vasinhos).
7° ano: observar as folhas colhidas: cor, tamanho, variedade de formas, verificando o arranjo variado das folhas nas hastes. Levar a criança a observar os dois lados da folha, se são da mesma cor. Observar a cor do lado de cima e a do lado de baixo.
Levar a criança a observar as nervuras e a variedade delas nas diversas folhas, preparando-as para um mostruário ou álbum. Para isso, basta colocar a folha esticada sobre o jornal dobrado e um peso em cima, que pode ser tábua, livro. Depois de seca, é só colar em folha de papel e formar o mostruário ou álbum.
Poderão também cultivar plantas para ornamentar a sala de aula. As mudas podem ser trazidas de casa.
8°e 9° anos examinar as terras, de barrancos e dos solos que se encontram debaixo das árvores. Quais as conclusões tiradas? Essas pesquisas servirão para preparar um canteiro para o início de uma horta na escola e também na produção da Revista Ambiental.
No dia______ de ________de 2011, será a grande culminância do projeto com apresentação do jornal falado e a entrega da Revista Ambiental.
A 1ª Revista Ambiental do 6º ao 9º será composta dos seguintes tópicos:
ü Tipos de vegetação.
ü Qual o morro mais alto do Município?
ü Quantas e quais são as nascentes existentes em nosso município?
ü Saneamento básico
ü Tipos de solo
ü Clima predominante
ü Existe trabalho voltado para a conservação do meio ambiente, quais?
ü Você sabia?
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades.
Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transformá-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças.
O exercício da cidadania inclui direitos e deveres políticos, sociais e ambientais. Exercê-la significa participar de lutas por qualidade ambiental, moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna cidadãos e cidadãs. A juventude está cobrando dos adultos e dos governos ações que dêem a todos nós a chance de herdar um planeta bom para viver. Isso depende das atitudes individuais e de políticas públicas que nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é necessário conscientizar a criança para que ela entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida.
Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar. Aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importantes ao longo de nossas vidas.